sábado, 23 de março de 2013


- Cultura Negra

A cultura negra chegou ao Brasil por meio dos escravos africanos trazidos para cá no período colonial. A cultura europeia, tida como branca, predominava no país e não dava margem aos costumes africanos, que era discriminado pela sociedade branca, na época, maioria. Então, observa-se que na sociedade não se tinha as manifestações; porém, os negros tinham sociedades clandestinas, chamadas de quilombos.

Lá, nessas comunidades, havia a liberdade para os negros se manifestarem, tudo de acordo com os costumes de suas terras natais. Nos engenhos de açúcar, eles desenvolveram a capoeira: uma forma de expressão dos negros, ainda que fosse uma luta com características de dança típica, era praticada para ser usadacontra os inimigos (senhores de engenho).

Outra característica marcante da cultura afro no Brasil é a questão dos diferentes temperos dados à nossa culinária. Eles tiveram a capacidade de mesclar coisas da cozinha indígena com a europeia e transformar em comida brasileira. Ora, os escravos saíram de suas terras para um local diferente, sem trazer nada consigo.

O acarajé, o vatapá, o bobó, a feijoada são pratos mais famosos da culinária afro-brasileira. Tem também o azeite de dendê, comum na culinária baiana. Além disso, o coco, a banana, a pimenta malagueta, o café são produtos oriundos das terras africanas.


- Costumes dos Negros

Os negros trouxeram estilos diferentes no quesito de moda e estilo. Sempre baseado nas culturas dos ancestrais, aderem penteados interessantes, como os dreadlocks, da cultura rastafári; o cabelo black power; os trançados; com balangandãs, dentre outros .A religião afro-brasileira o candomblé, a umbanda, macumba, omoloko, foi deixado pelos escravos que adotavam o sincretismo para preservação desse culto. Na época da escravidão, para que a adoração aos deuses africanos não cessassem, os negros usavam os santos da igreja católica, como forma de despistar a mão de ferro portuguesa. Por isso, se vê a mistura do candomblé com o catolicismo. 



- Os Negros no Brasil

Os Negros chegaram ao Brasil na época colonial, foram trazidos como mercadorias pelos portugueses, que escravizavam africanos nas ilhas do Atlantico: Madeira, São Tomé, Cabo Verde , Açores. Os portugueses precisavam de mão de obra para trabalharem no cultivo da cana de açucar que estava em alta e gerava muito lucro, antes os nativos (índios) prestavam esse serviço, mas não deu muito certo, pois, para trabalharem eles queriam algo em troca, o que tornava “caro” o uso desta mão de obra, foi então que os negros entraram em cena, pois estes eram mais baratos, coinsequentemente davam mais lucros.

O transporte dos negros se faziam através de navios negreiros, e as condições precárias resultavam na morte de muitos escravos. Eles ficavam amontoados, e no mesmo lugar em que dormiam, era o próprio banheiro.Fezes e urina no mesmo local fechado em contato com crianças, jovens e adultudos resultava em contaminações .

Castro Alves, poeta dos escravos, expressou em sua poesia “Navio Negreiro”, as condições sub-humanas dessas embarcações:

Os principais movimentadores da economia do Brasil, o s negros eram comercializadospara desenvolver os trabalhos nas areas de agricultura, pecuária e serviços domésticos. Por causa dos maus tratos e péssima qualidade de vida, se rebelavam e fugiam dos engenhos, mas muitas vezes eram capturados e açoitados. Então os negrosw começaram a se rebelarem e deu-se inicio a sociedades clandestinas chamadas de “Quilombos”, pequenas aldeias que habitavam os negros fugitivos e unidos formavam uma comunidade economica, politica, social, religiosa, e ,militarmente de acordo com os costumes de seus países de origem. Essas sociedades lutavam por sua liberdade e se rebelavam contra seus senhores. Uma das sociedades mais conhecidas foi a o Quilombo de Palmares que chegou a marca de 35 mil habitantes fortemente armados. Porém foi destruído após 60 anos de resistencia.

Além dos quilombos, os principais movimentos abolicionistas foram: Lei Eusébio de Queirós (1850),que proibia o tráficpo negreiro, Lei dos Sexagenários , Lei do Ventre Livree, finalmente a Abolição da Escravatura, por intermédio da Lei Áurea em 13 de maio de 1988.


- A capoeira e a preservação da cultura negra. 

A capoeira traz com sua história a origem da cultura negra. A arte marcial foi desenvolvida pelos escravos bantus de Angola durante o Brasil Colônia, sobretudo na Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. O termo capoeira é de origem tupi. Significa “mato cortado” (caá-puera) e virou sinônimo de luta e dança. No Rio Grande do Sul, a arte foi desenvolvida pelo baiano Manoel Olímpio de Souza, o Mestre Índio. Nascido em Salvador em 1955, ele aprendeu a arte da capoeira com o seu pai aos seis anos de idade. O jogo do Mestre Índio é ensinado e praticado em vários estados brasileiros, bem como na Argentina, Austrália, Estados Unidos, França e Suíça. A capoeira é abordada por vários projetos sociais, desenvolvidos por professores, dando oportunidades e diversas crianças carentes.
A principal influência da música africana no Brasil é, sem dúvidas, o samba. O estilo hoje é o cartão-postal musical do país e está envolvido na maioria das ações culturais da atualidade. Gerou também diversos sub-gêneros e dita o ritmo da maior festa popular brasileira, o Carnaval.

- Música africana


A música africana exerceu grande influência sobre outras manifestações musicais no mundo. Toda a gente conhece os espirituais negros, cantados pelos escravos africanos levados para a América. Esses cânticos manifestavam a realidade quotidiana que eles viviam e era uma habilidade para assegurarem a sobrevivência cultural. Constituía uma fonte de conselhos e de valores comportamentais; uma afirmação da própria identidade étnica e cultural para quem vivia uma profunda tensão entre a esperança e a resignação, entre a alegria e a dor. A ideia-base dos espirituais é que a escravidão é uma afronta a Deus, é a negação da Sua vontade. Os blues eram os cânticos dos Negros do Norte estadunidense. Para os Brancos, os escravos negros eram apenas um nadinha superiores aos animais. Também o jazz é um tipo de música que contém uma saudade da África. Não é música africana, mas não existiria sem a África. No início, foi criado por músicos negros e era considerado como a expressão de uma minoria.
O famigerado banjo é a versão norte-americana de um tradicional instrumento africano de três cordas chamado akonting (ou ekonting, como é conhecido no Senegal).
Onde está a ligação com o banjo? É só observar o formato do instrumento, o modo como é construído, a técnica usada para tocá-lo (a técnica designada o´teck assemelha-se bastante à mais antiga forma de se tocar banjo), o sistema de cordas de acompanhamento e coisas do género.


Fontes:

http://www.ruadireita.com/musica/info/influencia-da-musica-africana-no-mundo/#axzz2OIkfD5A5
http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/cultura-brasileira/cultura-afro-brasileira
http://negros-no-brasil.info/mos/view/Cultura_Negra_/index.html
http://negros-no-brasil.info/

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